sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Fechando a Mala

Demorou, e muito, pra eu perceber o que eu estava prester a fazer. A ficha não caiu quando assinei o contrato, recebi a host family ou fiz as malas; mas sim quando fechei a mala.
Confesso que tentei, durante meus ultimos dias no Brasil, me alienar de toda essa loucura de "to indo embora" e acredito ter feito um bom trabalho. Claro que estar cercado pela minha familia e amigos ajudou, Porque mesmo evitando o sentimento de partida, a sensação de que não iria ter aquelas risadas e abraços ao meu dispor por meses estava ali e tentei aproveitar ao máximo cada uma, enquanto podia.
Coloquei um último par de meias, a escova de dentes e fechei o ziper da mala. Com o cadeado colocado as malas estavam prontas e foi quando me atingiu: eu estava partindo! Nos minutos restantes observei meu quarto, minha casa. Fiz questão de guardar cada detalhe na minha cabeça, pelo simples medo de acabar esquecendo, a certeza de que não seria a mesma coisa quando eu voltasse; até porque eu não seria o mesmo, e a precaução de ter esse lugar guardado na minha mente, pronto pra me abrigar quando batesse a saudade. Não, não estava indo embora pra sempre mas pra quem estava vivendo tudo isso pela primeira vez e alguém que não é um grande fã de mudanças (e muito dramático), tudo isso era no mínimo assustador.
Fechei a porta do meu quarto, dei um ultimo abraço na minha cachorrinha e chequei o Instagram, tinha começado, fotos com mensagens de despedida e com isso o choro. Minha mãe trancou a porta e entramos no elevador, adeus décimo andar. Ela, minha irmã, meu pai, minha tia e eu ficamos trocando olhares, sem dizer muito afinal os olhares falavam por si.
De mãos dadas, eu e minha mãe fomos até o carro, sem soltar nossas mãos por mais de um minuto coloquei o cinto e assim fomos rumo ao aeroporto. Pela janela do carro fotografei com meus olhos a padaria da rua onde toda tarde iamos comprar pão frânces, o mercadinho onde várias vezes fui comprar Coca para janta, o bar onde o porteiro do prédio ia depois de seu turno acabar e o ponto de onibus que ja havia me levado para muitos lugares, mas nenhum tão distante quanto o que me esperava.