sábado, 31 de janeiro de 2015

Aulas

 Uma das coisas mais legais dos Estados Unidos são as escolas e como elas dão aos alunos tantas opções e liberdade. Fora todos os clubes e esportes as escolas oferecem diversas aulas super interessantes e diferentes.
Aqui para se formarem os alunos precisam acumular "créditos" desde seu freshman year até seu senior year (Nos EUA são 4 anos de colegial: freshman, sophomore, junior, senior; que equivalem ao nosso nono ano mais os três anos de ensino médio).
 Esses créditos podem ser obtidos de diversas maneiras, em diversas matérias e em anos diferentes; a única coisa importante é que no final do seu senior year você tenha os créditos requeridos. Um exemplo: para se formar o aluno precisa acumular quatro créditos em linguagem, para conseguir esses créditos ele pode fazer aula de literatura, escrita criativa, jornalismo, debate ,entre outras e pode fazer todas essas aulas no seu primeiro ano do ensino médio; freshman year, assim nos próximos três ele não precisa se preocupar com esses créditos, ou seja, esse planejamento vai de aluno para aluno. Inclusive uma das minhas amigas, Nicole, fez todas as aulas obrigatórias em três anos e vai se formar um ano antes, como Junior.
Eu, por ser intercambista e estar no terceiro ano no Brasil, sou um caso diferente. Segundo o MEC um intercambista, fazendo o programa de High School, precisa cursar uma aula de matemática (álgebra, geometria, cálculo), uma de ciências (química, física, biologia, psicologia), uma que enquadre estudos sociais (história, geografia, política, economia) e uma de educação física (infelizmente). Eu por estar no terceiro ano e ter vindo para os Estados Unidos em agosto já tenho guardado notas do primeiro semestre, logo, só precisava de mais um, sendo assim como meu programa é de um ano letivo pude, no segundo semestre, escolher matérias eletivas e mais divertidas.
Primeiro Semestre
Esportes de Time:
Durante minhas primeiras semanas por aqui eu entrei em Cross Country (nada mais é que corrida) para não ter que fazer uma aula de educação física, então na minha primeira aula eu tinha cerâmica, porém no decorrer dos treinos eu quase morri, multiplas vezes, sem ar e descobri que não poderia ganhar uma nota por isso, então acabei mudando para Esportes de Time; já que queria todas minhas aulas obrigatórias feitas logo de cara, e foi uma escolha genial, em Esportes de Time você pode contar com outras pessoas caso não seja tão bom jogando (meu caso em todos os esportes), o único problema era que minha professora, Ms D (Tem um nome muito díficil então todos a chamam assim) que nunca solta seu rabo de cavalo, fazia com que nos trocassemos todo dia de manhã, mas me acostumei e para ser sincero acabei gostando bastante.
Design Gráfico I:
Um dos meus motivos para vir para os Estados Unidos era a variedade de matérias e como eu poderia experimentar um pouquinho de cada coisa que estava cogitando para faculdade, quando estava montando meu horário assim que vi Design Gráfico fiquei super animado e não podia perder a oportunidade. Na aula usavamos Photoshop, aprendemos como usar cada ferramenta e todos os passos para nos tornarmos um designer iniciante. E para adicionar a tudo isso eu amo minha professora, Ms Uttich, que é super rockeira e engraçada.
Álgebra:
A máteria que eu mais odeio no mundo, matemática! Meu professor, Mrs. Krank era extremamente rude, mas como eu tinha que fazer essa aula não podia reclamar muito, apenas do fato de todas as pessoas na sala usarem calculadora científica para fazer operações básicas, como 240 dividido por 12, e se acharem geniais.
Biologia Avançada:
Foi nessa aula que fiz meus primeiros amigos! Lembro de durante toda minha vida escolar rezar para professora nos levar para o laboratório, aqui não foi um problema porque o laboratório era nossa sala de aula e sempre faziamos atividades interativas. Se eu tivesse continuado para o segundo semestre dissecariamos peixes, cérebros e gatos, mas eu não era o maior fã da minha professora Ms. Sheldon (que parece a professora do Bob Esponja).
Artes da Linguagem:
Minha professora favorita, Ms. Mosnik (apaixonada por animes e cultura japonesa) é quem ensina a matéria, uma mescla de gramática com literatura e tem como objetivo preparar os alunos para aulas na faculdade.
Jornalismo:
Na minha lista de possíveis carreiras jornalimo se encontra no top 3. Amo escrever e sempre quis ter uma oportunidade como esta, e assim que ela apareceu, eu agarrei-a, e com muito esforço e dedicação acabei sendo selecionado pela minha professora, Ms Maynard (muito hipster) como editor chefe!
História Americana:
Como história era uma matéria obrigatória decidi fazer história americana e aprender um pouco sobre o país que está me hospedando por um ano. Meu professor Mrs Hickman, que falava muito sobre sua filha e Star Wars, era extremamente simpático, o meu professor favorito.
Segundo Semestre
Design Gráfico II:
Como no primeiro semestre fiz a aula de Design Gráfico I era hora de ir para uma classe mais avançada, com trabalhos mais independentes, projetos mais complicados e originais.
Culinária:
No final do primeiro semestre descobri que na aula de culinária você podia comer sorvete de graça, e cá entre nós esta proposta é inegável. Nas primeiras semanas fizemos cookies e adivinhem? Mrs Pavich nos deixa come-los quando acabamos! Logo, muitos aspectos positivos nessa aula.
Psicologia:
O comportamento humano sempre me intrigou, sempre quis descobrir como nossa mente funciona e como esse punhado de massa cinzenta faz tanta coisa então Psicologia me parecia muito divertido. Meu professor, Mrs Summers, é super rígido e um tanto quanto rude, mas nessa aula fazemos diversos projetos em grupo (muitos posteres).
Escrita Criativa:
No meu primeiro semestre eu queria fazer aula de escrita criativa mas meu horário estava apertado, nesse semestre consegui entrar na aula e não me arrependo. Ms. Brocchle, além gentil e fã de Harry Potter, sempre nos incentiva e ajuda a nos acharmos em nossa escrita e como colocar em palavras tudo que sentimos e essas lições não tem preço para alguém que ama escrever.
Artes da Linguagem:
Gostei tanto da aula e da minha professora que resolvi ficar mais um semestre. Em adição a isso essa é uma das aulas que eu mais aprendo.
Produção Jornalistíca:
Com a posição de editor chefe veio a responsabilidade e o compromisso de que continuaria no jornal para administrar o resto da equipe e o processo e não poderia estar mais feliz e nessa segunda jornada pelo jornalismo minha professora confia muito mais em mim e na minha opinião como editor.
Esportes do dia-dia:
Quando montei meu horário para o segundo semestre fiz questão de me certificar que não faria nenhum tipo de exercício, escolhi Marketing, porém descobri que para fazer essa aula você precisava ter feito Administração no semestre passado então me colocaram em uma aula totalmente aleatória de EDUCAÇÃO FÍSICA! Mas sem problemas porque sou o assistente da professora, ou como chamam aqui T.A (Teacher's Assistant), logo não preciso me trocar ou me aquecer, só preciso fazer a chamada e ainda posso jogar quando quiser.
Essa é a minha grade de aulas aqui em Fort Lupton, se tiverem qualquer dúvida deixem nos comentários e responderei o mais rápido possível. Aaah e não esqueça de curtir a página do blog.